A simples existência de uma ferramenta como WhatsApp CRM pode surpreender algumas pessoas. Afinal, eles podem perguntar se é válido apenas um aplicativo ter uma plataforma exclusiva de Costumer Relationship Management. A resposta, nesse caso, é sim. O WhatsApp é, com folga, o aplicativo mais popular do Brasil, independentemente da categoria.
Você, por exemplo, com certeza já trocou algumas mensagens hoje com seus colegas de trabalho, familiares ou amigos. Talvez algum conhecido tenha até enviado o link para esse artigo por meio do WhatsApp. Esse aplicativo, sem dúvidas, já é parte do nosso dia a dia.
Este fenômeno não é uma exclusividade brasileira. Atualmente, o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo. Na verdade, é quase impossível atualizar esses números. Todos os dias, milhares de pessoas são adicionadas ao aplicativo, que com atributos como os grupos e atualização de status, também pode ser considerada uma rede social.
Com tamanha penetração, o WhatsApp em pouco tempo se aproximou do mundo dos negócios. No começo, servia mais como o antigo telefone, ao facilitar a conexão entre pequenos empreendedores e a clientela.
Agora, com uma popularidade tão grande, o WhatsApp serve para funções que vão além da simples troca de mensagens. Por isso, desenvolver um CRM sob medida para ele faz todo sentido.
Navegue e saiba mais sobre WhatsApp CRM
O que é CRM?
WhatsApp x WhatsApp Business
WhatsApp CRM: ideal para capturar novos leads
Aproxime sua equipe de vendas com o WhatsApp CRM
Chatbots: WhatsApp CRM trabalhando por você
Whatsapp Crm
O que é CRM?
O CRM, muito além de um software, é uma metodologia. Antes mesmo da popularização dos computadores pessoais e da Internet, empreendedores de todo o mundo tentavam organizar da melhor maneira possível as informações sobre os clientes.
Afinal, esses gestores perceberam rápido que conhecer as pessoas que consumiam as soluções das empresas deles era fundamental para as estratégias de marketing e vendas.
Hoje, o CRM é uma tecnologia avançada, que consegue gerenciar todas as relações de uma empresa com os clientes de fato e os clientes em potencial, os chamados leads. Por meio dele, é muito mais simples uma companhia se manter conectada ao público dela, além dessa ferramenta permitir o aumento da produtividade de toda equipe interna.
Ao mostrar dados atualizados sobre o perfil de cada cliente, o CRM permite que as empresas possam criar produtos ou criar serviços muito mais personalizados, assim como podem promover o serviço de atendimento delas.
WhatsApp x WhatsApp Business
Por mais que o WhatsApp pudesse atender aos pequenos empreendedores, com o tempo o mercado passou a necessitar de uma solução mais profissional. Atenta aos movimentos do público e das empresas, o Facebook, proprietário do aplicativo, criou uma solução exclusiva.
Chamada de WhatsApp Business, o novo aplicativo apresentava as mesmas funções que resultaram no sucesso da versão original. Entretanto, para quem deseja usá-lo para se conectar aos clientes, há benefícios únicos.
O WhatsApp Business permite que os empreendedores, por exemplo, criem mensagens automáticas, e assim possam responder os clientes quantos antes. Outro detalhe importante dessa versão do aplicativo é a verificação da conta.
Dessa forma, quando o cliente entra em contato com a empresa por meio do WhatsApp, ele rapidamente é capaz de confirmar que aquele empreendimento é real, e não uma fraude. Além disso, ao verificar o perfil da companhia, ele tem acesso a dados como telefone, e-mail, endereço e website.
Por isso, e para que as empresas alcancem melhores resultados, a versão do aplicativo conectado a um CRM deve ser o WhatsApp Business.
WhatsApp CRM: ideal para capturar novos leads
Utilizar o WhatsApp Business por meio de um CRM permite que a sua empresa possa prestar um atendimento muito mais eficaz aos clientes. Por outro lado, o WhatsApp CRM é considerado uma das mais poderosas ferramentas de vendas da atualidade. Há vários motivos que confirmam essa afirmação.
Primeiro, é importante ressaltar o papel do WhatsApp para a captura de clientes. Caso uma pessoa se interesse por um produto ou serviço de sua empresa, e faça contato por meio do aplicativo pela primeira vez, o CRM automaticamente a cadastra como um novo lead no banco de dados. Dessa forma, você pode acompanhar todo o progresso desse cliente em potencial por meio do funil de vendas.
De acordo com o histórico, e com o estágio deles no funil, é muito mais simples para a sua companhia realizar a prospecção. Além disso, com o tempo, é possível analisar quais leads podem apresentar melhores resultados, e quais deles necessitam maior investimento da equipe de vendas.
Aproxime sua equipe de vendas com o WhatsApp CRM
Uma das maiores dificuldades para quem gerencia uma equipe de vendas é concentrar as informações no mesmo lugar e manter a equipe sempre atualizada sobre os clientes. Por isso, o CRM é tão necessário para os vendedores.
Por meio dele, é possível ter uma caixa de entrada de mensagens unificada. Dessa forma, mesmo que o cliente envie uma mensagem pelo WhatsApp ou por outro aplicativo, como Facebook Messenger ou Instagram, todo esse conteúdo vai direto para o mesmo inbox. Essa unificação inclui ainda mensagens de SMS e e-mail.
Os vendedores podem ainda organizar esses leads por categorias, e assim acompanhar o passo a passo de cada um deles pela jornada de compra. Outra vantagem exclusiva para quem usa um CRM é a criação de uma conta única no WhatsApp.
Afinal, se cada cliente entrar em contato com um número diferente, sempre que desejar falar com a empresa, isso pode resultar em perda de informações, e queda na qualidade do atendimento.
Com o CRM, pelo contrário, tudo se torna mais organizado. Basta que o cliente envie uma mensagem para um único número, e esse conteúdo pode ser acessado por todos os vendedores. Entretanto, para evitar o acúmulo de notificações, somente o vendedor que já acompanha o cliente recebe o aviso sobre uma nova mensagem.
Chatbots: o WhatsApp CRM trabalhando por você
Nem sempre você ou sua equipe tem a disponibilidade para conversar com os clientes e com os leads. Afinal, ainda mais após a popularização dos smartphones e das redes sociais, é comum as pessoas enviarem mensagens para as empresas aos fins de semana e feriados.
Nesse cenário, o WhatsApp CRM é a ferramenta ideal para atender os clientes 24 horas. Por meio dele, é possível programar respostas automáticas para perguntas frequentes. Além disso, com CRM, você ainda pode construir um chatbot para WhatsApp.
Esse assistente virtual, baseado em inteligência artificial, consegue, por exemplo, preencher o cartão de lead. Dessa forma, você pode obter facilmente informações de contato como e-mails, números de telefone, detalhes da empresa ou qualquer informação importante para o processo de venda.
Os chatbots são muito eficazes para realizar o acompanhamento das vendas. Basta programá-lo, por exemplo, para enviar uma mensagem para o cliente 48 horas após o primeiro contato. Com isso, mesmo que você esqueça, o bot estará pronto para ativar o contato com o lead e ajudá-lo a prosseguir a venda.
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